Estrutura e Equipe

A Fazenda do Pilo investe em projetos de desenvolvimento das condições de criação do gado e que ajudam na preservação do meio ambiente. Conheça um pouco mais sobre a estrutura da Fazenda.

Sala de ordenha: A ordenha é mecânica, feita em uma sala arejada, com equipamentos modernos. O local é higienizado diariamente, impedindo a contaminação do leite e a proliferação de bactérias.

Ordenha 1
Ordenha 2
Ordenha 3
Ordenha 4
Ordenha 5

Bezerreiro: No bezerreiro, os animais permanecem em gaiolas desde o nascimento até o terceiro mês de idade, quando são desmamados e já estão prontos para receberem uma alimentação à base de feno e concentrado. As acomodações são forradas com cama de braquiária e identificadas com placas que trazem os dados do animal.

Bezerreiro 1
Bezerreiro 2

Free-stall: Na Fazenda do Pilo, os animais são criados em regime de confinamento e semiconfinamento. No free-stall, os animais têm livre acesso a áreas independentes, como as baias de descanso e o cocho. O sistema é responsável por um aumento entre 10 e 20% na produção dos animais, já que eles não necessitam fazer muito esforço.

Free stall

Plantações: Dos 203 hectares da Fazenda, mais da metade são usados para o cultivo de milho e girassóis, todos utilizados na alimentação dos animais. Na propriedade existem, ainda, plantações de café e de eucalipto.

Café
Eucalipto
Girassol
Milho

Silo: O volumoso obtido com as plantações de milho, girassol, entre outras, é estocado em silos, onde é conservado por meio de um processo de fermentação, resultando em um alimento de alto valor nutritivo, ao qual são adicionados grãos e farelos.

Volumoso produzido na fazenda 1
Volumoso produzido na fazenda 2
Volumoso produzido na fazenda 3

Reserva ecológica: A Fazenda do Pilo preserva áreas de mata nativa como prática de manejo sustentado dos recursos naturais, de conservação e reabilitação dos processos ecológicos e da biodiversidade, bem como abrigo da fauna e da flora da região. Em uma área de cerca de 3 hectares, foram plantadas mudas de Cedro australiano, Mogno, Pau- brasil, Nim indiano e Ipês roxo e amarelo.

Reserva Ecológica

Sistema de tratamento de esgoto: A fazenda possui um exclusivo sistema de tratamento de esgoto e de separação de água e óleo. Essa ação permite que a água seja devolvida ao meio ambiente sem quaisquer riscos de contaminação do lençol freático.

Central de tratamento de esgoto 1
Central de tratamento de esgoto 2

Tratamento do chorume: A água da lavagem do free stall é encaminhada para duas lagoas de decantação. Além de evitar a contaminação do meio ambiente, o material em decantação produz o chorume, um adubo orgânico líquido utilizado como fertilizante e nas plantações.

Irrigação com chorume
Lagoa de chorume 1
Lagoa de chorume 2
Plantação irrigada por chorume

Gado Nelore: Há dois anos, com o objetivo de consumir o pasto que sobrava na propriedade, a Fazenda do Pilo decidiu criar um pequeno rebanho de gado Nelore a partir das receptoras brancas provenientes da coleta de embrião. Como na criação do gado Jersey, o objetivo é melhorar o rebanho. Para tanto, a fazenda adquiriu três touros reprodutores, filhos de touros consagrados da raça (Big Ben, Enlevo e Bitelo). Hoje, a fazenda conta com um plantel de 150 animais Nelore.

Nelore 1
Nelore 2

A equipe da Fazenda do Pilo é formada por profissionais competentes, especializados na criação de gado Jersey.

Proprietário: Sebastião Cabral Filho Foi presidente da Jersey Minas e duas vezes presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil. Participa ativamente de projetos políticos para fomentar a criação de Jersey e para fortalecer a atividade de produção de leite em nosso país.

Consultor: John White Há quase duas décadas, o orientador, ex-presidente da Associação Jersey Canadense e dono da Fazenda Valleystream, no Canadá, visita a propriedade duas vezes ao ano e orienta todos os cruzamentos e a alimentação de bezerros e do gado adulto. Ele também coordena os projetos de inseminação artificial, de monta natural, de transferência de embriões e de fertilização “in vitro”, desenvolvido em parceria com a empresa Cauêmbryo. A seleção de touros também é da competência do consultor canadense, o que dá consistência ao plantel da Fazenda do Pilo, que concentra uma das melhores genéticas Jersey do Brasil, equiparando-se aos mais renomados criatórios do mundo.

Gerente: José Marques Filho Reside e trabalha na fazenda há 22 anos, gerenciando toda a propriedade. Seu filho, Wilson Geraldo Marques, é o responsável pelo manejo de todo o gado e cuida para que todo o rebanho esteja preparado para as exposições das quais a Fazenda do Pilo participa.

Agrônomo: Rodrigo Flávio Reis Responsável pela produção de volumoso de alto valor nutritivo. Avalia todos os animais mensalmente, aperfeiçoando sua dieta alimentar, sempre visando a contribuir com o melhor desenvolvimento do plantel.

Médico Veterinário: Rogério Pinheiro Caldas É mestre em Epidemiologia. Além da raça Jersey, com a qual trabalha desde 1987, ele também é especialista em Girolando, em Caprino e Ovino. Trabalha na fazenda há mais de 15 anos, realizando a vacinação e os exames de rotina em todo o plantel. Rogério também é o técnico credenciado da Associação Brasileira de Criadores de Gado Jersey e da Associação dos Criadores de Gado Jersey de Minas Gerais.

Secretária: Márcia Aparecida Franco dos Reis Responsável pelo gerenciamento das informações, compras, vendas e toda a logística. Atualiza e organiza os dados sobre a fazenda e os animais. Personaliza os piquetes e registra toda a evolução do plantel (padreações, nascimentos, baixas etc.).